terça-feira, 4 de agosto de 2009

Quem precisa de gays em novelas?


Ontem cheguei em casa e liguei a televisão para assistir a novela "Caras & Bocas" da Rede Globo.

Sim, sou noveleiro mesmo. Tem uma situação na novela que tem me causado certo desconforto há algum tempo. Mas estava esperando para ver o desenrolar. E por incrível que pareça a coisa só parece piorar.

Não entendo de verdade onde os autores querem chegar com diálogos como esse que fiz questão de ouvir novamente na íntegra para reproduzir aqui.

Em cena dois personagens André (Ricardo Duque) e Cássio (Marco Pigossi) . O primeiro aparenta ser o amigo compreensivo e o segundo o gay-fashion-ultra moderno que de algumas semanas para cá está tendo relações sexuais com uma mulher madura que o presenteia com todas as roupas de griffe possíveis. Sim, porque gay que é gay AMA roupas de griffe e usa bordões péssimos como "Ai coração" "Choquei!" "Estou rosa-chiclete". Pelo menos na cabeça do autor Walcyr Carrasco. E ainda é amigo da família da mulher cujo marido o trata como inofensivo já que gay pode ser amigo de mulher. Não vai fazer mal algum mesmo...

Cássio : Lembra de Léa? Então, rolou...Só que agora ela quer compromisso.
André : E você quer compromisso com ela também?
C : A gente se entende..mas André..Eu me dei muito melhor do que esperava, antes que achava que era uma impossibidade física, mas não é. Choquei vc?
A : Não eu entendo. E agora você descobriu que QUALQUER homem mesmo sendo GAY, pode ter uma relação com uma mulher.
C : É dela eu gosto, eu amo... Eu acho que amo.Mas é só ela Andre..se eu saio na rua não olho pra outras mulheres. Eu olho pra...você sabe!
A : Sei. Mas me diz o que você sente por essa mulher?
C : Ai , André! É maravilhoso..mas é como ir visitar outra país sabe...tipo a Tailândia.Você vai conhece, se diverte, mas acaba querendo voltar pra casa
A : É ...mas tem gente que muda pra Tailândia.
C : Quer dizer que devo me casar?
A : Não! Tô te dizendo pra não fugir dos seus sentimentos. Existem muitos tipo de preconceitos Cássio...e as vezes a gente tem proconceito com a gente mesmo.A gente acha que NÃO CONSEGUE alguma coisa, mas QUERENDO a gente CONSEGUE.

Então é assim que funciona. Basta um gay querer dormir com uma mulher e voilá, tudo se resolve. Simples assim.

Eu gostaria sinceramente de algum dia ver um gay bem resolvido em alguma novela. Sim, digo novela porque é um produto altamente consumível por aqui e frequentemente tema de estudos sobre comportamento, ações sociais e denúncias.

Sendo um produto de alcance nacional e até internacional, será que custa tratar com respeito a orientação sexual dos outros? Se não sabem como abordar o assunto seria melhor não tocar nele.

Não precisa, seria menos danoso. Dá pra imaginar no Brasil afora mães assistindo esse diálogo e olhando para o filho homossexual no mesmo sofá e dizendo (ou pensando) : "Tá vendo, você só é viado porque quer mesmo!" "Olha aí, seja homem e durma com uma mulher que você verá o que é bom."

E nos últimos anos a quantidade de gays pessimamente retratados nas novelas tem sido algo medonho. Orlandinho (Iran Malfitano) de A Favorita foi outro que mesmo apaixonado pelo gostosão e cafajeste Halley (Cauã Reymond) , foi pra cama com Maria do Céu ( Débora Secco) e pronto, tudo resolvido. Outro infeliz foi o Bernardinho (Thiago Mendonça)de Duas Caras que além de gostar de um cafajeste que o maltratava, ainda transou com a amiga Dália (Leona Cavalli) e ficou vivendo um triângulo com Heraldo (Alexandre Slaviero) que era outro mal resolvido.

Isso só falando de novela das 9 da noite que tem o maior alcance.

Desnecessário. É somente isso que consigo pensar. Não precisávamos mesmo desse tipo de serviço de desinformação em alcance nacional.

Algum dos autores já assitiu Brothers and Sisters? Alguém já viu o grau de respeito com que é tratado o advogado Kevin (Matthew Rhys) , gay assumido que convive com sua família e com um personagem completamente humano com suas qualidades e defeitos?

Difícil demais tratar dessa forma né?

E a novela com uma audiência excelente como está sendo "Caras & Bocas" não precisaria de forma alguma tratar desse assunto. Principalmente dessa forma.

Obrigado Sr. Walcyr Carrasco por colaborar com a desinformação, preconceito e apoio aos que já concordam com a psicóloga que "cura" gays. Muito obrigado.

Um comentário:

Claudio Almeida disse...
Este comentário foi removido pelo autor.