terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Verde, Dourado, Azul e Branco


Ano passado nessa mesma época eu publiquei um post comentando minha indignação com programas estilo Big Brother Brasil. Levei alguns comentários nem tão agradáveis, mas fiz valer minha idéia de usar meu blog para me expressar.

Fiquei essa semana pensando se iria tocar no assunto de novo, mas tive a idéia de usar o programa dessa vez apenas como gancho para falar de algo que considero grave.

Meses atrás num reallity parecido o eleito pelo povo para ganhar um prêmio em dinheiro que não lembro a quantia já que não assisti, foi um cara conhecido como um bad boy pela mídia, misto de ator e cantor, famoso em revistas de fofocas por brigas, badernas e até agressões físicas. E não é que ganhou a simpatia de quem assistia?

Atualmente qual não é minha surpresa de ver a mesma situação repetida agora com um menos famoso, mas tão conhecido quanto já que o reallity em questão já tem 10 anos no ar e mais visibilidade.

Tenho acompanhado com curiosidade principalmente pelo fato de 3 participantes serem homossexuais assumidos. Queria ver como seria a convivência entre os participantes e até com a própria mídia.

O tal Marcelo Dourado, alguém que com certeza será esquecido daqui alguns meses, provavelmente uns 7 meses que é o tempo do programa ficar no ar e algumas aparições em programas da casa, andou fazendo alguns comentários que causaram um certo incômodo.

Como disse, nem valeria a pena falar sobre ele aqui já que o programa tem no máximo 4 meses no ar, mas esses meses são suficientes para causar um certo estrago.

Alguém que em rede nacional, faz o comentário infeliz de que "héteros não pegam AIDS" é de uma ignorância sem tamanho e não tem noção de como esse tipo de informação distorcida chega até a população que assiste a programas como esse.

Fui criticado no Twitter recentemente por considerar esse sujeito como homofóbico e agressivo.

Provavelmente por pessoas que não sabem o que é o preconceito e como ele tem várias vertentes.

Infelizmente, o apoio do apresentador com seus comentários tendenciosos só tem favorecido a popularidade do tal Dourado. E assim está meio que certa a vitória desse sujeito, novamente eleito pelo povo brasileiro como merecedor de um prêmio de 1 milhão e meio de reais.

Como disse a canção de Toquinho que me inspirou a escrever sobre isso "..Sou do país do futuro, futuro que insiste em não vir por aqui...Pátria minha, pátriazinha tadinha, lindo e triste Brasil..."

E para enfatizar o que quero passar aqui usarei uma citação do jurista Dalmo de Abreu Dallari, professor catedrático da Unesco:

" O preconceito estabelece a desigualdade entre as pessoas, sacrifica valores fundamentais, é usado para justificar agressões à dignidade humana e, por isso tudo, é expressão de uma perversão moral que deve ser, incansavelmente, denunciada e combatida."

Repito aqui que não considero relevante comentar sobre esse programa e seus participantes, mas achei um bom gancho para falar de algo mais sério e assim ser compreendido através de um exemplo que está no conhecimento da maioria das pessoas.

3 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Cara infelizmente o público desse tipo de programa é assim: eles gostam de quem causa, de quem é polêmico, de quem não tem papas na língua e isso acaba sendo uma baita ignorância. Antes eram os injustiçados, os coitadinhos que eram os preferidos, agora são os polêmicos, os "bad boys" - como são taxados - que vêem agradadando o público. Mas fazer o que? O brasileiro adora uma baixaria que até esquece valores que se aprende antes mesmo de começármos a engatinhar.