segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Lições Aprendidas

Nos últimos dias apesar da correria e de alguns percalços no caminho, consegui aprender certas lições e rever outras que eu havia esquecido.

Entre conversas com amigos queridos, letras de músicas que ouvi com mais atenção e frases soltas de alguns livros tomei consciência de atitudes que podem fazer diferença em nossos relacionamentos.

Algumas delas:

"Não espere demais das pessoas para não correr o risco de se frustrar" - De fato, é até injusto jogarmos a responsabilidade de nossa satisfação em cima de terceiros, afinal todos somos passíveis de erros. Somos humanos. Esperando menos, o que vier do outro será sempre uma grata surpresa.

"Não tratar como prioridade quem te trata como opção" - Essa frase já é tão batida mas acho que cai bem com o que andei percebendo ao meu redor. Um querido amigo inclusive andou passando por isso em um relacionamento e eu mesmo caio nessa às vezes. Dar a importância devida a cada pessoa é algo justo e menos cruel para você mesmo. Evita desgastes desnecessários.

"Não mudar teu jeito por causa de alguém" - Se acontecer algo que leve você a pensar que precisa mudar sua forma de encarar a vida e agir com as pessoas, reveja a situação e analise se é vale a pena alterar sua forma de pensar para agradar alguém. Em primeiro lugar sempre terá que pesar nossa felicidade. E se te faz bem ser como você é, continue assim.

Nunca conheci alguém que se deu bem mudando seu jeito de ser por conta de outra pessoa.

"Poucas coisas valem a pena, o importante é ter prazer" - A canção "A Sombra de um Jatobá" do Toquinho ilustra a importância de pequenas coisas em nossas vidas que deixamos passar despercebidas. como o carinho de algumas pessoas e um simples gesto de olhar a vida com menos aspereza. Nem todos os momentos serão excelentes mas os poucos que tivermos prazer em participar têm que ser lembrados e celebrados.

"Pegue mais leve com você, não dramatiza tanto a vida" - Essa frase então caiu como uma luva. Se tem algo que eu preciso fazer ontem é pegar mais leve comigo mesmo. Já tenho uma certa tendência a dramatizar demais as coisas então preciso mesmo digerir melhor essa frase e ver que nem tudo é como parece.

Espero sinceramente que ao compartilhar essas coisas aqui possam me fazer refletir mais. Afinal externar aquilo que sentimos é uma ótima forma de encarar esses mesmos sentimentos de frente.

Nenhum comentário: