domingo, 17 de janeiro de 2010

Elsa & Fred - Um amor de paixão



No primeiro dia desse ano, tanto eu como o Gilmar decidimos ficar em casa para descansar da semana de festas que o finalzinho do ano traz.

Eu tinha alugado alguns DVD´s o que serviu como uma bela desculpa para ficarmos jogados em casa mesmo.

Para minha satisfação comecei bem o ano vendo um lindíssimo filme chamado "Elsa & Fred - Um amor de paixão".

O filme do diretor Marcos Carnevale é sobre o amor na terceira idade.

Os personagens de Elsa (China Zorilla) e Fred (Manuel Alexandre) durante o filme, constroem uma relação de causar inveja em qualquer paixão adolescente.

A meta de Elsa é fazer com que Alfredo sorria, já que ele passou parte da vida com a preocupação de sustentar a família, estando ao lado de uma mulher organizada. A meta de Fred é acreditar em Elsa, mesmo com todas as suas mentiras sobre a realidade de sua vida.

E em meio às muitas homenagens explícitas à Felline, posso apenas citar sobre o que se fala a respeito do diretor italiano: um mestre em enlouquecer a produção de seus filmes. Pois pedia que a equipe arrumasse coisas extraordinárias.

Esse é exatamente o caso de Elsa, nutrir a sua vida através da fantasia, fugindo do padrão da realidade possível, principalmente quando o casal da terceira idade irá reconstituir a clássica cena em que Anita Ekberg entra na Fontana di Trevi. Ainda nos preparativos, faz com que Fred sofra para encontrar um gato branco durante a noite. Enfim, ele apenas consegue um acinzentado. Mas, é o que Elsa diz: "nós também não somos Anita e Marcelo".

Não vou negar que chorei um bocado durante a exibição, afinal não há como deixar de refletir sobre momentos perdidos em nossa vida sem motivo algum.

Tantas coisas que deixamos de fazer, que deixamos de falar e assim o tempo vai passando...

Quando vi a alegria de viver de Elsa contagiando a rotineira vida de Fred fiquei encantado em constatar que para um primeiro dia do ano, assisti o filme com a mensagem certa!

Nenhum comentário: