sábado, 13 de fevereiro de 2010

Desiderata


Li esse texto alguns anos atrás e sempre o encaro como ótimos conselhos em dias tão complicados de contatos meramente virtuais e falta de compreensão com os outros.

Leia e reflita por alguns minutos. Seus dias agradecerão!!


"Atravesse com tranquilidade o barulho e a pressa e lembre-se da paz que pode haver no silêncio. Tanto quanto possível, sem se render, relacione-se bem com todas as pessoas. Fale sua verdade com calma e clareza e ouça a dos outros. Mesmo os tolos e os ignorantes também têm sua história.
Evite pessoas espalhafatosas e agressivas, elas são uma afronta para o espírito. Se você se comparar com os outros, poderá se tornar amargo ou fútil, porque sempre haverá pessoas melhores e piores do que você. Aproveite suas realizações, assim como seus planos.
Mantenha o interesse por sua própria carreira, não importa o quão humilde: ela é um verdadeiro bem nesses tempoa que tanto mudam.

Tenha cautela em seus negócios, pois o mundo está cheio de trapaças. Mas não deixe que isso cegue seus olhos para a virtude que existe nele. Muitas pessoas lutam por grandes ideais e, em todo lugar a vida é cheia de heroísmo.
Seja você, sobretudo, não finja afeição. Não encare o amor com cinismo, pois diante de toda aridez e desencantamento ele é perene como a grama.
Aceite com suavidade o conselho dos anos, entregando com graça as coisas da juventude. Cultive a força do espírito para protegê-lo em caso de súbita desgraça. Mas não se aborreça com conjecturas.

Muitos medos nascem do cansaço e da solidão.

Além de uma disciplina saudável, seja gentil consigo mesmo.
Você é parte do universo. Assim como as árvores e as estrelas, tem o direito de estar aqui. E, quer isso esteja claro para você ou não, sem dúvida o universo está encaminhando como deveria.
Assim, fique em paz com Deus, como quer que imagine que Ele seja.

E, quaisquer que sejam seus fardos e aspirações em meio a confusão barullhenta da vida, fique em paz com sua alma.
Com toda sua falsidade, sua labuta, seus sonhos partidos, o munda ainda é belo. Seja alegre. Lute para ser feliz."


("Histórias para aquecer o coração" Ed. Sextante)

2 comentários:

Unknown disse...

Uma extraordinária mensagem de motivação em tempos difíceis como esse.

[Farelos e Sílabas] disse...

===

Em cada frase uma lição. Em cada período, profunda sabedoria.

Também li o texto há alguns anos atrás. Guardo-o nos baús da memória. Foi bom ter vindo aqui e revisitar lições tão verdadeiras para um viver interiormente saudável!

Já conhecia o blog, mas confesso um enorme tempo sem voltar. Vejo que continua muito bom!

===