quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Lemon Tree - Nunca é tarde para (re)descobrir o prazer de viver.


Eu sou daqueles fãs confessos de filmes que fazem refletir. Amo demais.

Nessa madrugada pude assistir a dois exemplares desse gênero. Depois de um dia de sentimentos bons como esperança e tranquilidade, passamos na locadora e pegamos alguns filmes para relaxar a mente.

Gostaria de comentar aqui sobre "Lemon Tree" .Vimos antes desses dois "A Era do Gelo " mas acho que não há muito o que dizer além do que já disseram por aí. Adoro o trabalho do diretor Carlos Saldanha e isso diz tudo.

No delicado "Lemon Tree" o diretor Eran Riklin nos apresenta uma estória incrivelmente baseada num caso real. O filme acompanha a trajetória de Salma Zidane (Hiam Abbas), uma mulher solitária, de meia idade, que sobrevive na região da Cisjordânia fazendo compotas dos limões colhidos diretamente de seu belo pomar. Até que um dia muda-se para a casa ao lado Israel Navon (Doron Tavory), ninguém menos que o Ministro da Defesa de Israel. Obviamente, junto com ele mudam-se também câmeras de segurança, cercas de arame farpado, guardas, guaritas e uma estranha exigência: os limoeiros da vizinha Salma devem ser eliminados, já que eles poderiam servir de esconderijo para algum terrorista disposto a cometer um atentado contra Israel. O homem e o país. Forte, Salma não aceita a exigência e dá início a uma batalha judicial pelo direito de plantar limões em seu próprio quintal.

Fiquei fascinado pelo filme. A delicadeza das cenas e a maneira como a forte Salma Zidane se descobre e se permite ir além do que se espera de uma mulher palestina é mais do que apenas uma briga sobre limões e limoeiros. A medida que a trama ganha força, fica nítido que as mudanças causadas pela briga judicial irá colocar outra mulher de deparando com sua infelicidade, a esposa de Ministro da Defesa, Mira (Rona Lipaz-Michael). Emocionante.
Curiosidade: O diretor foi morou no Brasil durante a adolescência e as citações sobre a paix~~ao pelo futebol está presente em algumas cenas. E a música do início do filme é uma versão de "Meu Limão, Meu Limoeiro" que conhecemos bem!

Em outro contexto completamente diferente, mas igualmente brilhante e inacreditável, a estória de "Irina Palm" que comentarei no próximo post!


Um comentário:

Anônimo disse...

Sempre com dicas fascinantes né Raí!
Mais um pra minha listinha de mesinha de PC pra baixar ou pra comprar!

ADOOOORO filmes com temáticas do Oriente Médio e adjacências ^^
[Apenas louco pelo CAÇADOR DE PIPAS - LIVRO]

=D

Forte abraço e tow de volta ~