domingo, 27 de dezembro de 2009

Falta meio e fim em "Do Começo ao Fim"


Estou sendo muito, muito sincero quando digo que fui uma das pessoas mais ansiosas para a estréia desse filme. Meses atrás até coloquei um post aqui sobre ele, assim que começaram a aparecer vídeos no youtube com cenas dos irmãos/amantes.
Muita polêmica depois e inúmeros adiamentos o filme finalmente chegou aos cinemas num circuito maior até do que eu esperava. Fiquei feliz com isso.

Em uma quinta feira na primeira semana de dezembro fui com o Gilmar assistir lá no Espaço Unibanco Augusta o tão comentado e criticado "Do Começo ao Fim" do diretor Aluizio Abranches (Um Copo de Cólera).

Posso dizer com toda a certeza que o motivo que amei determinadas cenas tem um nome: Julia Lemmertz. Mas como ela só está na primeira parte do filme, foi mais difícil gostar do restante.

A estória dos irmãos por parte de mãe, Francisco e Tomás (Lucas Cotrim/João Gabriel Vasconcellos e Gabriel Kauffman/Rafael Cardoso respectivamente criança/adulto) que se descobrem apaixonados um pelo outro quando pequenos e se tornam amantes quando adultos já chegou causando polêmica na Internet por conta do tema incesto ainda ser um tabu.

Até aí o diretor tocar num tema tão espinhoso seria de se esperar um filme denso e difícil. Mas como ele mesmo disse em algumas entrevistas, queria apenas falar de uma estória de amor entre dois homens. Tá, então qual a necessidade deles serem irmãos?

Sim porque no filme, tirando a personagem da mãe (Julia Lemmertz) que protagoniza as melhores cenas do longa, parece que ninguém mais se importa com o fato deles serem irmãos e namorados. Falando sobre a maravilhosa Júlia, repare na cena do hospital quando ela olha através do vidro e vê os dois filhos brincando, trocando carinhos e com um único olhar ela transmite todas as emoções possíveis com um único olhar! Magnífico trabalho de uma grande atriz.

A segunda parte quando eles são adultos e moram juntos como namorados fica muito complicada de acreditar. Todos ao redor acham normal eles serem irmãos e namorados, inclusive o pai (Fábio Assunção) que chega ao ponto de dar conselhos quando os dois estão em crise de casal. O drama do filme na verdade, é focado no fato de Tomás (Rafael Cardoso) ter que ir para outro país durante um tempo para se preparar e participar de um campeonato olímpico de natação e deixar o irmão Francisco (João Gabriel Vasconcellos, dono de um dos olhares mais carinhosos que já vi) sozinho aqui no Brasil. É isso.

Todo o peso do filme está nessa separação que seria bonitinha em qualquer estória de namorados que não tivessem o agravante de serem irmãos obviamente.

Juro que tentei gostar do filme num todo, mas não deu. Tirando as cenas com a mãe e claro, as cenas de pegação e nudez dos irmãos (deliciosos por sinal), nada mais restou. Valeu pela ousadia, quem sabe da próxima vez um roteiro mais consistente ajude.

Como disse um crítico o longa tem um ótimo começo,mas faltou meio e fim na estória de amor desses irmãos. Uma pena.

Se quiserem ver algo bem mais sincero, assista "Starcrossed" do diretor James Burkhammer um curta metragem que conta a mesma estória sobre o amor de dois irmãos mas de forma muito, muito mais densa em apenas 15 minutos.

Clique abaixo e assista !


Starcrossed Parte 1




Starcrossed Parte 2



Nenhum comentário: