sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Porque me tornei Bruta Flor....


Eu já havia comprado ingressos para essa peça antes, mas como fiquei "acamado" por conta de uma virose,acabei perdendo o espetáculo.

Uma semana depois voltei ao Sesc com o Gilmar e comprei novamente com a certeza de que já estaria me sentindo melhor e de fato isso aconteceu.

Numa quinta feira meio chuvosa me dirigi ao Sesc Consolação e fui desfrutar de uns momentos de reflexão. Eu havia marcado essa peça também pra reecontrar um carinha que conheci na semana anterior mas não tinha tanta certeza que ele apareceria. E como a razão sempre vence não fiquei surpreso de assistir a peça sozinho como já havia planejado desde a primeira tentativa de vê-la.

Em "De Como Fiquei Bruta Flor/ Espasmos de um Coração Desvairado", a autora Cláudia Schapira constrói dez histórias sobre separação e abandono a partir de dez cenas feitas pelas atrizes Lucienne Guedes e Mariana Senne. Para cada momento, uma atriz lê e dirige a outra na travessia de cada sentimento: loucura, medo da solidão, vazio, perda, morte e renascimento.Cada cena provoca diferentes reações e ações dramáticas que irrompem em dança, canto, choro, prazer, horror e recomeço. Para cooperar com as ações, o cenário funciona como um tabuleiro amoroso, permitindo que as cenas sejam demarcadas por uma planta no chão. Seguindo as regras do jogo, as atrizes-jogadoras criam o enredo final para a história.

As atrizes ainda nos deram a chance de participar de maneira mais efetiva da peça, entregando envolopes de cartas com um papel e um pedaço de lápis, onde deveríamos anotar tudo que quiséssemos ,as impressões do que víamos, o que sentíssemos e qualquer outra coisa, uma palavra, um nome e assim por diante.

Eu aproveitei para expressar um pouco do que sentia naquela noite e assim pegar idéias para escrever esse texto.

Frases como : " Perder de si mesmo...", "Agora que você me deu espaço na tua vida, mudo tudo de lugar mesmo!" e " Quero que você seja muito infeliz no seu próximo relacionamento!" forma algumas que anotei e percebi como um relacionamento tem seu começo,meio e fim. A peça retrata bem os sentimentos e falas sobre o martírio do fim e a busca de um recomeço sozinho mesmo. Renascido como uma bruta flor. Mais sábio,mesmo que ainda ingênuo. Mais forte, mesmo que ainda ferido. Lembrei de um relacionamento meio confuso que tive uns anos atrás (o último,aliás), depois desse preferi me refazer antes de entrar em outra aventura emocional como essa. E hoje após alguns anos já me sinto refeito.
Agora é seguir o que disse o querido Carlos Drummond de Andrade "A dor é inevitável, o sofrimento é opcional..."
Cheguei em casa animadíssimo com a experiência e debati com o Gilmar por horas tudo que vi e ouvi. A cultura realmente é um santo remédio. Nem me lembrei que ainda tava meio ruizinho por conta da virose....

Nenhum comentário: