sexta-feira, 3 de abril de 2009

Uma canção para íntimos e desconhecidos


Com o passar de uma semana tão peculiar onde teve desde visitas de mães no último sábado até o atestado para afastamento do trabalho na quarta dado pelo meu dentista, pude respirar com calma e pensar, repensar e por fim tomar novas decisões. Ou reafirmar as antigas.

Para completar meus pensamentos, o Gilmar ontem trouxa a revista E do mês de abril com uma matéria maravilhosa que me inspirou um bocado.

A pauta justamente trata de blogueiros, pessoas que fazem discursos privados para um público de desconhecidos. A jornalista e também autora do livro Blog: Comunicação e Escrita Íntima na Internet, Denise Schittine discorre sobre esse universo de maneira facilmente identificável.

Um dos trechos afirma que a imparcialidade do blogueiro é suplantada por um desejo maior de opinião. E o que é a opinião senão uma maneira de falar de si mesmo?

Cada vez que o autor de um blog escreve suas opiniões sobre um tema, seja ele qual for, está falando sobre si mesmo, contando um pouco da sua história, se revelando aos seus leitores desconhecidos ou não.

Compartilhar de nossa intimidade com outras pessoas antigamente era simplesmente ter aquele amigo ou amiga especial com quem trocavamos confindências e ouviamos sua opinião a respeito.

Hoje posso entrar no meu blog, escrever o que sinto e acho sobre os mais diversos assuntos e qualquer pessoa pode compartilhar comigo também sua opinião sobre o tema proposto.

Tem um quê de misterioso nisso, já que muitas dessas pessoas não conheço pessoalmente e sabe-se lá quando isso irá ocorrer, devido a distância, rotina de trabalho e outros fatores.

Mas não deixa de ser uma maneira de me apresentar e ser observado por esses amigos tão íntimos quanto desconhecidos.

E isso encaro hoje como um fato, um blog diz muito mais sobre a pessoa do que ela imagina. Impossível não relatar nosso cotidiano ou expressar opiniões sem nos mostrarmos um pouco aqui e ali. Com isso vai se formando uma imagem de quem somos em frente ao nossos leitores.

Lendo essa matéria, decidi ser sempre firme nos meus pontos de vista porque neles estarão o reflexo exato de quem sou.

3 comentários:

Anônimo disse...

Sem dúvida o texto gera isso. Nme li e já senti vontade de expor cada vez mais minha opinião.
bem Legal hein raí?
.
E outra, essa parada de ler os BLOGs alheios vicia como nada nesse mundo viu?
Nosssss...
Antes mesmo de fazer qualquer coisa já digito o 'blogger.com'
[kkkkk]
.
Coisas da Modernidade !

Alysson Lisboa Neves disse...

E cobram quando a gente não escreve né???? rs. Blog é nosso espelho no mundo, adoro os blogs e o seu é especial! abs e até dia 10 anfitrião!!

rafinha disse...

oláaaaaaaaaa
realmente nosso blog é de certa forma nosso reflexo, é impossivel não darmos um pouco de nós mesmos para as palavras que empregamos em nossos posts uma certa vez lí (não lembro aonde) que todas as palavras proferidas por uma pessoa leva de certa maneira um pouco de seu espirito, acho isso muito real e verdadeiro...
Continue sendo vc mesmo sempre aqui no seu blog é isso que me fascina e me faz querer sempre ler suas missivas...
abraços amigão