quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Vicky Cristina Barcelona


Segunda-feira é dia de ir ao cinema no HSBC Belas Artes. Filmes bons e gente bacana circulando por lá.

Eu e Gilmar fomos assitir Vicky Cristina Barcelona, o novo longa que confirma a boa fase de Woody Allen.

Vicky (Rebecca Hall) e Cristina (Scarlett Johansson, de Scoop) são duas amigas que vão passar uma temporada em Barcelona. Vicky é prática, quer um casamento seguro e uma vida tradicional ao lado de um marido com estabilidade financeira. Cristina é uma mulher que não sabe o que quer, mas sabe muito bem o que não quer: levar uma vida pequena burguesa e careta. Ambas se envolvem com Javier Bardem (Onde os Fracos Não Têm Vez), excelente como o protótipo do amante latino.

O que faz toda a diferença é o olhar de Allen na direção do que ele conhece bem: a vida burguesa de pessoas que orbitam o mundo artístico. Sem contar sua capacidade de encenador, que parece ter atingido o ponto máximo.

Os atores, claro, como sempre acontece em seus filmes, dão um show à parte. Fazia muito tempo que Penélope Cruz (Volver) não tinha um desempenho tão marcante e Javier Bardem se beneficia de seu personagem, dos mais carismáticos da carreira do diretor nova-iorquino. Esses dois exemplos calam a boca daqueles que insistem em dizer que Allen só dirige bem seus amigos ou que ele só se contenta quando o ator o imita em cena.

Mas é evidente que Rebecca e Scarlett também estão espetaculares. (fonte:Cineclick)

Fiquei encantado com atmosfera envolvente do filme que transforma a cidade de Barcelona quase como um personagem na estória das duas amigas. Engraçado como dá para se identificar com os personagens, principalmente nas dúvidas e incertezas das amigas perante a vida e o amor. E a música tema do filme (Barcelona cantanda por Giulia e los Tellarini disponível no YouTube) está até hoje na minha cabeça...Um ótimo filme para começar o ano!

Nenhum comentário: