terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Sobre anjos e grilos


Semana que começa agitada sempre pede um pouco mais de energia..E é isso que estou procurando.

O dia foi bem agitado no trabalho. O alívio veio por conta de mensagens no celular com desejos de um ótimo dia e de um novo encontro...Aliás não só comigo mas também com meu amigo Gilmar...Aquela estória de ter recebido um bilhete do Filipe com versos de Mário Quintana estava rendendo muito.

Aproveitando desse momento tão peculiar lembramos ontem ao irmos de encontro ao Filipe, de um espetáculo que vimos alguns meses atrás, lindo aliás, sobre a vida e obra de Mário Quintana chamado "Sobre anjos e grilos" com a Deborah Finocchiaro.

Sobre Anjos & Grilos é um espetáculo multimídia - cômico / lírico / épico - no qual uma atriz, numa junção entre a fala, o gesto, a poesia, as artes plásticas e a música, conta, interpreta e canta textos e poemas de Mario Quintana, reafirmando a crença no poder da representação cênica como caminho de questionamentos e transformações.

Aqui coloco alguns trechos de poemas recitados no espetáculo:

"...Eu acho que todos deveriam fazer versos.Ainda que saiam maus, não tem importância.É preferível, para a alma humana,fazer maus versos a não fazer nenhum."

"Ah! Aquela confiança que tem uma criança rezando... Inocente confiança. Alegria. Quem é de nós que reza com alegria? Parece que só existe mesmo o Deus das crianças... Deus é impróprio para adultos."

"E um dia os homens descobriram que esses discos voadores estavam observando apenas a vida dos insetos..."

"E se alguém consegue conservar por toda a vida a criança que tem em si, esse alguém será realizado e nunca envelhecerá."

"Se eu fosse acreditar mesmo em tudo o que penso, ficaria louco."

"Dizem que o poeta é produto do meio. Bobagem! O poeta é um produto contra o meio."

"Comecei a ser poeta como um cachorro que cai n’água e não sabia que sabia nadar. E sabia..."

"Santo da minha devoção? São Jorge, com seu cavalo e seu dragão. Sou devoto dos três..."

"Eles ergueram a torre de Babel para escalar o Céu. Mas Deus não estava lá! Estava ali mesmo, entre eles, ajudando a construir a torre."

“Tão bom viver dia a dia... A vida, assim, jamais cansa... Viver tão só de momentos Como essas nuvens do céu... E só ganhar, toda a vida, Inexperiência...esperança...”

“ – A morte é muito aperitiva: um aperitivo da vida... O homem é o único animal que sabe que vai morrer. Isso dá mais sentido, mais vida a cada momento nosso...”

"Dos anjos não posso absolutamente duvidar, em vista da insistência com que aparecem em meus poemas."

Mario Miranda Quintana nasceu em Alegrete, Rio Grande do Sul, no dia 30 de julho de 1906. Em 1929, ingressou no jornal O Estado do Rio Grande. No ano seguinte, a Revista do Globo e o Correio do Povo publicam seus poemas. Após ter participado da Revolução de 1930, mudou-se para o Rio de Janeiro,retornando em 1936 para a Livraria do Globo, em Porto Alegre, onde trabalhou sob a direção de Erico Verissimo. Autores como Charles Morgan, Rosamond Lehman, Lin Yutang, Proust, Voltaire, Virginia Woolf, Balzac, Papini, Maupassant tiveram suas primeiras traduções no Brasil pelas mãos de Quintana.De sua bibliografia, constam 16 livros, cinco obras infantis e 14 antologias. Entre suas obras, estão: A Rua dos Cataventos (1940), Canções (1945), Sapato Florido (1947), Espelho Mágico (1948), O Aprendiz de Feiticeiro (1950), Poesias (1962), Pé de Pilão (1968), Apontamentos de História Sobrenatural (1976), Nova Antologia Poética (1982), Batalhão das Letras (1984). Falece, em Porto Alegre, no dia 5 de maio de 1994, próximo de seus 87 anos.

Vale muito a pena saber mais sobre esse grande homem. Pesquise, leia, pense e cresça com ele...

Voltando ao cotidiano, o Gil deve ter se encantado mesmo com o poeta Filipe pois o acompanhou para conhecer mais sobre anjos e grilos...Eu voltei para casa, tranquilo caminhando pela noite. Ainda tenho minhas promessas de um novo encontro essa semana para pensar a respeito...rsss

3 comentários:

Marcos Freitas disse...

Lindos versos, ontem fui na inaguração de um ong, iria ter recital de poemas, mas não pude ficar até o fim. Deve ter sido ótimo.

rafinha disse...

ADOREI OS VERSOS E A NOVA ROUPAGEM DO BLOG FICOU MAIS CLEAN...COMO SEMPRE PRESENTEANDO A GENTE COM PALAVRAS MARAVILHOSAS...

SE CUIDA AMIGO...

Dyego disse...

É incrível como vc consegue escolher as palavras certas no momento certo....posso dizer que seja amadurecimento.....acho que não....isso com certeza é um DOM!!
Me orgulho de ter um amigo como vc!
"Você descobre diferencias em minha vida"