sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Duelo de titãs


Mais uma escolha acertadíssima essa semana ocorreu na quinta-feira.

Fui ao Espaço Unibanco ali na Augusta ver Dúvida. O povo tá descobrindo mesmo aquele cinema e as promoções existentes lá. As filas chegam a dobrar a esquina!!

Como esse filme já está em cartaz pelo menos umas 3 semanas creio eu, foi mais tranquilo.

A trama de Dúvida consegue prender a atenção até o fim num crescente de tensão bem amarrado.

São de arrepiar as cenas de confronto entre Meryl Streep e Philip Seymour Hoffman.

O filme se passa em 1964, um ano depois do assassinato do presidente John F. Kennedy.

Acompanhamos a cruzada do Padre Flynn (Philip Seymour Hoffman indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante) contra as acusações da irmã Aloysius (Meryl Streep indicada ao Oscar de Melhor Atriz) que coloca em dúvida a moral do sacerdote através de uma possível relação dele com um jovem aluno negro da escola.

Os duelos são acirrados e no meio do fogo cruzado está a inocente irmã James (Amy Adams indicada ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante) que se retorna uma espécie de refém e testemunha de algo que ela decididamente não queria.

Muito é mostrado sobre intolerância, falso testemunho, acusação e culpa.

Uma cena crucial é a que envolve a mãe do jovem interpretada por Viola Davis (também indicada ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante) num diálogo com a freira que surpreende e nos deixa com o coração na mão.

Inteligente, o texto nos deixa sempre com a sensação de que estamos do lado certo mesmo que com o decorrer da estória nos sentimos tentado a mudar de lado a cada momento.

No fim, descobrimos que a culpa está sobre todos nós, em nossos julgamentos errados ou em nossas meras impressões. Ninguém é totalmente inocente.

Um comentário:

John Rômulo disse...

Meryl Streep tem o rosto mais cinematrografico que já existiu!
Não acho que esteja mentindo quando digo que ela a muito tempo a maior atriz do cinema!
Estou louco para assistir esse filme.Ele ainda está em exibição nas salas da minha cidade.

Parabéns pelo.Encontrei uma pessoa tão apaixonada por cinama quanto eu!


meu blog: www.johnrmulo.blogspot.com