quarta-feira, 11 de março de 2009

Muito prazer Melissa Leo


Na quarta feira passada, após sair da sessão de terapia aproveitei que estava ali pela região da Consolação e fui ao HSBC Belas Artes assistir ao filme Rio Congelado.

Uma ótima surpresa ver um filme que teve uma repercussão mediana , mas que contém uma trama muito interessante.

Sem falar na maravilhosa e até então desconhecida atriz Melissa Leo (indicada ao Oscar de Melhor Atriz) que interpreta a protagonista.

Ray Eddy (Melissa Leo) está no centro do filme independente, dirigido pela estreante Courtney Hunt. Morando numa casa pré-fabricada com os filhos, T.J. (Charlie McDermott) e Ricky (James Reilly), ela não consegue sustentar sua família com seu emprego de atendente numa loja local; para piorar, ela acaba de ser abandonada pelo marido. Contando as moedas, alimentando os filhos com pipoca de micro-ondas, ela acaba encontrando numa atividade ilegal a forma de conseguir sustentar a família às vésperas do Natal e comprar uma nova casa pré-fabricada.

Ray mora na pequena Massena, localizada na divisa entre o Estado norte-americano de Nova York e Canadá, próximo a uma reserva onde vivem índios Mohawk, tribo à qual pertence Lila (Misty Upham), cujo destino acaba cruzando com o da protagonista quando ambas passam a trabalhar juntas, apesar de suas diferenças e conflitos, como "coiotes": elas atravessam um rio congelado a fim de trazer trabalhadores de outros países, como China e Paquistão, do Canadá para os EUA, tentando atravessar a fronteira sem levantar suspeitas.(fonte:Cineclick)

A diretora explora bem as mazelas de pessoas que são abandonadas a própria sorte, que moram em lugares insópitos e quem não têm o auxílio de qualquer pessoas ou instiruição.

Apesar da trama ser tão melancólica, as atrizes são excepcionais e quase dá para ver uma luz no fim do túnel no meio de tanto sofrimento na vida dessas duas mulheres.

Uma escolha difícil, porém sensata no final do filme valerá todo o sacríficio das personagens.

Um comentário:

Homorango disse...

Oi, Raí... bem, conterraneo...
Te indiquei pra um DESAFIO no blog, aparece por lá´pra ver... não sei se vc vai gostar, mas valeu mais pra indicar essa boa leitura...