quinta-feira, 12 de março de 2009

Por uma vida menos ordinária


Esse também seria um título muito bom para Slumdog Millionaire ou Quem quer ser um milionário? o novo trabalho do diretor Danny Boyle que faturou 8 Oscars esse ano inclusive melhor filme. Ontem tirei a noite de quarta para ir ao HSBC conferir esse que até o momento tem sido o filme mais comentado no ano, seja para o bem (público) ou para o mal (crítica).

A trama de "Quem quer ser um milionário?" nos coloca em meio a um programa no estilo Show do Milhão, onde o o jovem Jamal (Dev Patel) está prestes a se tornar milionário ao responder as perguntas feitas pelo egocêntrico apresentador (Anil Kapoor).

A cada pergunta respondida é narrada a estória da infãncia dele e de seu irmão Salim (Madhur Mittal) e suas aventuras para sobreviver nas favelas de Bombaim, Índia. A vida miserável e a dureza da realidade vista pelo olhar dos dois meninos, serve de apoio às justificativas do conhecimento adquirido por Jamal.

A sabedoria do rapaz levanta suspeitas de fraude e sabotagem. Como poderia um favelado ( o slumdog do título original) saber tanto?

E tudo que Jamal quer naverdade é apenas reencontrar a jovem Latika (Freida Pinto) por quem ele é apaixonado desde criança.

O filme não chega a ser excepcional, mas a edição ágil e a trilha sonora perfeita consegue nos conquistar a cada minuto. No final ficamos com o coração na mão, torcendo muito pela felicidade do jovem e de sua amada.
Dá pra sair do cinema com aquela sensação boa. Inclusive me fez lembrar dos filmes de Frank Capra que sempre tiveram mensagens de esperança e solidariedade, mostrando que ainda vale a pena acreditar no ser humano.

E que nenhum sofrimento serve como desculpa para a falta de caráter. Basta ver a diferença de Jamal e Salim que nasceram e foram criados da mesma forma, mas que tomaram rumos opostos na vida.

2 comentários:

Vampira Dea disse...

Gosto do blog, parabéns leio há algum tempo, apesar de não comentar. Tudo de bom.

Anônimo disse...

Ahhhh...
Não posso deixar de agradecer pela sinopse né?
Confesso que li algumas (poucas) coisas sobre o filme , mas o suficiente pra saber que ela é, no mínimo, interessante.
.
Como sempre, atencioso para com seus leitores!
abração ¬
=D