segunda-feira, 18 de maio de 2009

Diga NÃO à Homofobia!


A homofobia caracteriza o medo e o resultante desprezo pelos homossexuais que alguns indivíduos sentem. Para muitas pessoas é fruto do medo de elas próprias serem homossexuais ou de que os outros pensem que o são. O termo é usado para descrever uma repulsa face às relações afectivas e sexuais entre pessoas do mesmo sexo, um ódio generalizado aos homossexuais e todos os aspectos do preconceito heterossexista e da discriminação anti-homossexual.

A homofobia impede os heterossexuais de receberem os benefícios e contribuições que os LGBT têm para oferecer: ideias teóricas, perspectivas e opções sociais e espirituais, contribuições na arte e na cultura, na religião, na família, em suma, em todas as áreas da sociedade.A homofobia consome e desvia energias que deveriam ser usadas para esforços mais construtivos.

A homofobia inibe a apreciação e aceitação de outros tipos de diversidade, tornando o ambiente inseguro para todos, já que todas as pessoas têm características únicas que não são consideradas mainstream ou dominantes. Por isso, todos ficamos diminuídos quando qualquer um de nós é discriminado.

O Dia Mundial de Combate à Homofobia será celebrado neste domingo, 17. A data foi escolhida porque foi em 17 de maio de 1990 que a assembleia geral da Organização Mundial de Saúde retirou a homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças, alegando que "a homossexualidade não constitui doença, nem distúrbio e nem perversão". Para celebrar a data, grupos LGBT e de defesa dos direitos humanos vão promover uma série de atividades Brasil afora. Confira o que rola mais perto de você e participe!




Em São Paulo A Marcha Contra a Homofobia, promovida pela APOGLBT, Centro de Referência da Diversidade (CRD) e Coletivo de Feministas Lésbicas, será realizada na segunda, 18. O povo vai se encontrar em frente ao Centro de Referência da Diversidade (Rua Major Sertório, nº 292 - Metrô República) às 14h30. A marcha segue em direção à Câmara dos Vereadores onde será proclamado o Manifesto Contra a Homofobia. (Fonte: Mix Brasil)

Para saber mais sobre as manifestações pelo Brasil acesse:
www.prefeitura.sp.gov.br/cads/

2 comentários:

Anônimo disse...

Sem dúvida alguma, homofobia é uma bobagem.
Todos somos pessoas dotadas de sentimentos e desejos. Pq condenar um ou outro pelo que lhe satisfaz? Isso não existe!

Valeu Raí pela bela temática ;)
NO HOMOFOBIA!


Abração meu grande -
(Y)

O amor e etc. disse...

Uhum, todos juntos no comabte a homofobia. Na verdade os doentes são eles.