quinta-feira, 18 de junho de 2009

13º Parada do Orgulho LGBT

Ainda bem que contrariando o que eu esperava, o domingo começou com um sol lindo que aqueceu o dia todo!

Acordei cedo, aproveitei para ajeitar algumas coisas enquanto o Gil e os meninos dormiam.

Após um café da manhã que terminou após às 13h, fomos para a Av Paulista assisitir e participar da 13º Parada do Orgulho LGBT.
O Wagner deixou o carro ali atrás da Av Angelica e fomos caminhando. Quando descemos do carro já conseguíamos ouvir o som vindo dos carros alegóricos.

Sinceramente, tinha tanta gente, tanta que causava até desconforto. Eu sempre fico com receio onde há multidões. Não consigo relaxar, dá a impressão que de qualquer lado pode começar alguma confusão, brigas e por aí vai. O que não seria dificil ali. Por todo lado tinha gente bebendo até não poder mais e perdi a conta de quantas pessoas eu vi vomitando devido aos excessos.
Esse tipo de coisa eu não entendo. Acredito que a maioria das pessoas que estavam ali, segundo os dados finais que acessei hoje eram cerca de 3,1 milhão de pessoas, não tinham a menor noção do que se tratava o evento.

Com o tema "Sem Homofobia, Mais Cidadania: Pela Isonomia dos Direitos" a Parada esse ano avançou no tom político, o que muito me agradou e desagradou a maioria, já que os carros tinham mais esse enfoque. A todo momento se falava da importância de lutarmos pelos nossos direitos, diminuir a violência gerada pela homofobia e ainda assim parecia que muita gente não dava a mínima.

Eu e o Gilmar temos participado do Ciclo de Debates que se encerrará na sexta-feira dia 19 de junho. A quantidade de gays que estão participando desses debates, que tratam de temas importantíssimos para a comunidade LGBT, é mínima. E não é por falta de informação pois está sendo divulgado nos sites relacionados a Parada. Essa participação mais ativa de minha parte, permitiu que eu fosse a Parada e aproveitasse melhor o evento.

Ficamos poucas horas na verdade. Após descer a Consolação, voltamos pela Av Augusta e fomos ao CineSesc assitir o documentário "Na alegria e na tristeza" sobre dificuldades enfrentadas por casais gays em outros países cujas leis prejudicam e muito esse modelo de relacionamento.

Ao caminharmos pela Paulista já tarde da noite, ainda dava para ver o impacto causado pela multidão que esteve ali durante o dia. Tinham até alguns caras que obviamente não são gays e que aproveitavam o fato de estarem ali na região e ficavam insultando quem passava, com brincadeiras estúpidas e piadas a respeito de gays. Nós até ouvimos, mas passamos direto e deixamos que eles se colocassem nos seu lugares, o que de fato ocorreu.

Segunda a noite fomos ao Conselho Regional de Psicologia, participarmos do debate sobre "Liberdade de gênero", onde exibiram o filme argentino XXY que serviu de base para a discussão na mesa composta por sociólogos e psicólogos. E ainda tive a chance de reecontrar o Carlos que havia conhecido no fórum sexta-feira passada. Quanto a isso, sempre há espaço para paqueras...

Terça foi dia de descanso e ontem voltamos à ativa participando do debate sobre "Sistemas Internacionais de proteção aos direitos humanos em defesa do cidadão LGBT" realizado na Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo.

E haja informação. Como sempre digo, nunca é demais...até sexta tem mais!!!!!!!!!!

Nenhum comentário: