terça-feira, 16 de junho de 2009

7º Ciclo de debates LGBT


Os dias que antecederam a 13º Parada do Orgulho LGBT foram bem agitados. Começando na quarta-feira quando fui a Livraria Cultura com o Gilmar assistir as apresentações e leituras de peças, atravessando o feriado na quinta-feira onde decidi descansar um pouco em casa aproveitando para ver dois filmes "De repente, Califórnia" e "Sommersturm" ainda sem título em português. Dois bons filmes com temática gay, falando de amor, descoberta, medo, sentimentos confusos e aceitação.

Foi bacana para entrar no clima. A noite fomos ao Santa Sara dançar e nos distraírmos um pouco.

Sexta-feira tive que trabalhar e acabei perdendo o Fórum de Turismo GLS, mas pelo menos consegui chegar a tempo de assistir os outros dois debates que ocorreram no Hotel Panamericano ali na Av.Augusta.

Eu e o Gilmar aproveitamos bem o evento onde foram debatidos temas interessantíssimos. Quando cheguei estavam falando sobre a Mídia e a Homossexualidade com a presença de dois jornalistas de revistas e jornais de grande circulação.

O interesse cresceu no terceiro debate cujo título foi : "Lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais nas empresas: reconhecimento, valorização e desafios."

Representantes das empresas Dupont, Banco Real, Danone e Caixa Econômica Federal falaram sobre a política de Gestão de Pessoas em suas respectivas áreas. Foi muito bom constatar que muitas coisas tem mudado sobre os direitos dos homossexuais em relação aos direitos de ter seus parceiros devidamente reconhecidos como dependentes de convênios médicos, odontológicos e outros.

A Caixa Econômica, o Banco Real e a Dupont me surpreenderam por unirem o discurso a prática.

De quebra ainda pegamos a programação da próxima semana de debates após a Parada.

Isso me deu uma visão mais política da Parada LGBT. Pelo menos foi com esse pensamento que me preparei para estar lá no domingo.

Principalmente após ter visto algumas cenas de países onde é proibido esse tipo de manifestação sendo a violência uma das maneiras mais firmes de se conter os manifestantes. Lastimável.

E aqui, vamos à Parada LGBT como se fosse uma grande micareta. Participar e se informar sobre o caráter real de um evento como esse ajuda e muito a aproveitar melhor a visibilidade proporcionada.

Nenhum comentário: